Dicas de turismo e passeios na Serra Gaúcha para quem busca momentos de paz e reflexão em vez de agito e aventura.
![]() |
O frio de Gramado oferece ótimas opções para pessoas introvertidas que buscam momentos de introspecção e paz. |
Gosta de passar alguns momentos sozinho? Detesta lugares cheios e barulhentos? Para você, ler um livro sábado à noite é tão bom quanto sair com amigos? Adora apreciar o amanhecer em silêncio com uma xícara de café fumegante? Então há fortes chances de que você (como eu) seja um introvertido. Bem-vindo ao clube!
Mas ser introvertido não significa ser antissocial. Significa apenas que não precisamos estar o tempo todo em festas, happy hours ou cercados de pessoas. Gostamos de estar com os amigos, apenas não precisamos de tanto agito. Para mim, quatro pessoas à mesa de um café ou bistrô é toda a 'multidão' de que preciso.
E me pergunto quando o setor de turismo começará a prestar atenção nos introvertidos e oferecerá pacotes personalizados para esse público. Pensa-se muito em grupos animados e famílias (repare nas propagandas das agências de viagem), e esquecem de quem talvez não queira viver uma aventura, mas apenas ter alguns momentos de tranquilidade, introspecção e cultura.
![]() |
Para nós, introvertidos, esta simpática mesinha já está de bom tamanho para passarmos bons momentos. |
Claro, em épocas de alta temporada (como natal, páscoa e férias de julho), quando a região fica apinhoada de turistas barulhentos e locomover-se pelas ruas é um desafio, buscar essa placidez é inútil. Mas passar uns dias na Serra Gaúcha em baixa temporada pode lhe proporcionar esses tão desejados (e escassos!) momentos de tranquilidade.
![]() |
Para os introvertidos, dias frios e chuvosos em Gramado são perfeitos para o aconchego e reflexão. |
Aliás, os cafés e bistrôs oferecem a atmosfera perfeita para os introvertidos. Leve seu livro favorito a alguns desses aconchegantes lugares, peça um café ou uma taça de vinho, escolha uma mesa e perca a noção do tempo enquanto lê ou observa a movimentação na rua. Um lugar que recomendo para isso é o Josephina (do qual já falei aqui), além dos bares e cafés disponíveis na Praça do Moinho.
![]() |
Para quem gosta de sentar e apreciar o movimento das ruas, a Praça do Moinho é uma ótima opção. |
Os adeptos de uma vida saudável ou que apenas desejam se isolar e relaxar por alguns dias encontrarão no Kurotel (www.kurotel.com.br) uma das melhores opções do país no gênero de hotel/spa.
![]() |
A simpática livraria Sucelus fica no Largo da Borges, em Gramado, e é perfeita para um café enquanto você se perde em leituras. |
![]() |
Curtir a paz do Lago Negro em Gramado é obrigatório tanto para introvertidos quanto para extrovertidos. |
Nós, introvertidos, não gostamos de pressa, então passeios cronometrados não nos atraem. Não queremos ver 'tudo' em uma única viagem, então voltaremos mais vezes aos lugares que mais nos agradaram. Amamos História e histórias, e sentar com alguém que as conte é um enorme prazer. Prezamos tanto o lado urbano quanto o rural, assim, passeios como o Raízes Coloniais e Agroturismo são boas opções de entretenimento.
E se as agências de turismo precisarem de consultoria para definir o perfil desses clientes e saber exatamente o que oferecer aos introvertidos, eis-me aqui!
Muito legal essa introspecção! Concordo com você! Gosto de parar no tempo para vê-lo passar! Um abraço
ResponderExcluir